domingo, 1 de junho de 2014

Um olhar ao redor de mim: Não Mate a Mata!

Olás...

Somos privilegiados  (ainda),  por  morarmos em uma Região, que,  apesar das "feridas"   ainda  não cicatrizadas causadas pelo desmatamento e queimadas  recorrentes, conserva uma imensa e diversificada fauna e flora. Tanto, que aviões colidem  com antas ao decolarem (mas  isso,  convenhamos,  não é nada   bom
http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaque/38330-aviao-faz-pouso-de-emergencia-em-manaus-apos-colidir-com-anta.html).

Mas  voltemos  à mata!


O cenário já  não é  o  mesmo. A  Rodovia AM-010 tampouco  é a mesma  de anos anos atrás. Chácaras, fazendas, sítios,  residências  e  até indústrias instalaram-se em um espaço que era completo e repleto de vegetação.  Quem transita  por aquelas plagas  acompanha a mudança - não gradativa - desse  cenário. Parece  praga, mas não é.

Mas há  um espaço especial, ainda, para o qual  dirijo-me diariamente.  É como estar  em uma ilha  afrodisíaca, ou  melhor,  numa "ilha de biodiversidade", embora  não  estejamos cercados  de água  por nenhum dos  lados, e sim de verde  por  todos os lados.

Afora a  tristeza em comprovar, todos os dias, o que o tal progresso prejudica, sinto-me privilegiada em conviver  nesse  espaço com tanto verde.

Cautela, no entanto! Necessário se faz, de alguma forma, garantirmos a sobrevivência desses habitats de extremada  importância. Caso  contrário...!

Sou a  gota  d´água, claro. O som da minha ferramenta de luta - as palavras - talvez seja abafado com o som de máquinas.  São  espaços que sofrem a  interferência na estrutura da sua biodiversidade, e vão exterminando espécies variadas da fauna e  flora. Aí culpam a anta que atravessa o caminho de um avião. Quem  será a anta nesta  história?

De  novo,  à mata! E  muitaaaaa  mata,  ali  ====> para  meus olhos. Não é  um privilégio? 

Se   ergo os olhos para  cima  vejo verde

Se  olho em outra  direção... verde!

Só lançar  um olhar mais  ao  longe... verde!

Yes! Nós temos banana... e isso é pequena amostragem do que vejo,  verde.

... E mais outro cacho, ainda verde.

Um  andar mais adiante... só verde.

Se  vou até saída do prédio...essa  maravilha de verde.

...e mais, pertinho dos olhos.

Se  vou a outro espaço... mais  verde!

Tudo ao meu entorno... exagero de verde!

Também captei dessa  maneira este verde.

E nesse dia o cheiro de terra molhada me deixava  em êxtase

Apaixonada que  sou  por tudo isso.

Como descrever tanta beleza? Só quem ama Natureza!

A "mata" mais parece um  jardim. Isso perto  de mim.

... e de mim.

Acaba o expediente... e saio, para a Selva de Pedra.


Mas ainda tento registrar o "meu"  verde.

Agora, o  verde se confunde com cinzento e o cheiro de asfalto.


Fixo o olhar bem  ao  longe,  para não enxergar o que está perto
  
Espero que este cenário permaneça.

... E chego a um outro espaço que amo estar.



Mamãe  Coruja




10 comentários:

  1. Quando quiseres, podes visitar todo esse VERDE!
    Tu, OrCa, Charlie..Dom Rafa e suas digníssimas esposas/companheiras/amadas.ok?

    Um abraço do tamanho do Rio Amazonas!

    ResponderExcluir
  2. Se um dia eu conseguir ter dinheiro para isso, será certinho

    ResponderExcluir
  3. Já sabes... só não banco "vícios", mas minha morada dá para abrigar toda a tribo.

    ResponderExcluir
  4. E eu ainda nem a visitei. Faltando isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a parte mais simples: vens nos próximos meses e visitas a colecção em minha casa... ou vens depois e visitas a colecção no seu espaço de exposição permanente, na pensão Amor. Para teres uma ideia daquilo:

      http://www.pensaoamor.pt/PT/

      https://www.facebook.com/pensaoamor

      E aqui, uma notícia com galeria de fotos e onde se refere a minha colecção como sendo o futuro "Museu Erótico nos últimos andares do edifício".

      Excluir
    2. Ups... é esta:

      http://mulher.sapo.pt/lazer/fora-de-casa/fotos/galeria/bem-vindos-a-pensao-amor

      Excluir
  5. Pô, reserva logo minha vaga aí nessa pensão Dei uma "passeada virtual" por lá.
    Sucesso no empreendimento. Vá em frente ------------------> Tudo de bom.

    ResponderExcluir