sexta-feira, 11 de julho de 2014

As (minhas) lições da COPA

Olás...

Veiculei no e-mail  institucional -  como eventualmente faço -, uma mensagem de final de semana, transcrita para  este espaço. Não  foi  preciso a COPA para isso. Mais de 2o anos em gestão de pessoas me ensinaram  muitas coisas, e continuo aprendendo outras. Corrigi muitos dos meus erros, e também colaborei para que outros erros, de outros,  fossem corrigidos. Outros mais, e bem melhor, evitados.

Eventos  paralelos àqueles que acontecem em nossas  vidas podem servir de exemplos- bons ou ruins -, dos quais  podemos absorver algum aprendizado.

Até o final da COPA, e  além  dela, por seus efeitos e reflexos, decerto  cada  um fará a sua prestação de  contas. Mas,  por enquanto, é   isso:

"Apesar de sabermos, mas para reforçar, ando extraindo algumas  lições dos últimos acontecimentos ligados à COPA, os quais - se bem apurados - podem servir de aprendizagem para os vários segmentos da vida ( social e profissional, inclusive).

1. O trabalho em equipe, com um só foco e objetivo, rende vitórias e resultados satisfatórios;
2. Nunca apostar em um só talento, porque se tiver uma equipe talentosa  qualquer  ausência será preenchida com o mesmo nível de qualidade;
3. Jamais subestimar o concorrente, achando que temos o melhor. Ele pode estar mais adiantado procurando conhecer nossas falhas;
4. Disciplina é o começo para o sucesso, porém não espere que a disciplina seja imposta a você, mas sim COBRE isso de você.

Etc.


Aproveitando, extraí do Livro A ARTE DA PRUDÊNCIA (Baltasar Gracian), dois ensinamentos. Mas, antes, deixo um pensamento meu, resultado de várias reflexões, recuos, concessões... e caminhar sempre em frente: " Tolo é aquele que não aproveitou o conhecimento e a experiência de sua vida para adquirir sabedoria".

"194. Ser realista quanto a si e quanto aos próprios interesses.

Ainda mais se está apenas começando a viver. Todos têm a si mesmos em alta conta, principalmente os que menos são. Cada um sonha com um grande destino e se imagina um prodígio. A esperança faz promessas mirabolantes, e a experiência falha em cumprir. Serve de tormento à imaginação vã a verdadeira realidade. Que a sensatez corrija semelhantes desacertos e, embora podendo desejar o melhor, esteja preparado para o pior, de modo a aceitar qualquer resultado com serenidade. É destreza mirar um pouco alto para ajustar o tiro, mas não tanto que seja desatino. Ao iniciar uma carreira, adapte suas expectativas. Onde falta a experiência, é frequente as presunções se revelarem falhas. A inteligência constitui uma panaceia para todas as tolices. Conheça cada um seu campo de ação e sua posição e ajuste sua imaginação à realidade."

(...)

225. Conhecer o principal defeito.

Ninguém vive sem ter um contrapeso da sua melhor qualidade, e se a inclinação o favorece, subjuga a pessoa como um tirano. Comece a combatê-lo prestando-lhe atenção, identificando-o. Dê, para esse defeito, a mesma atenção que lhe é dada por quem o observa. Para ser senhor de si, deve refletir sobre si mesmo. Vencida essa imperfeição, que é a maior de todas, as outras se acabarão. "
Bom Final de Semana!!!"


Mamãe Coruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário