sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O Ebola chegou ao Brasil?

Olás...

Assisti, no Jornal GloboNews, edição das 18h,  a entrevista do Ministro da Saúde, Arthur Chioro,  e do Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, anunciando o primeiro caso suspeito  do Vírus Ebola, no Brasil.  

É estranha aquela  sensação de que o PERIGO está batendo à porta (e não é de hoje), mas tentam acalmar a população - e não poderia ser diferente, senão seria o caos - de que tudo está sob devido controle, e que todos os procedimentos previstos nos protocolos brasileiros foram aplicados com êxito. Afirmou, ainda, que o risco da doença no Brasil é baixo, porque dispomos - segundo ele - de serviços de vigilância sanitária de segurança,  para agirmos sobre situações que se imponham, como chegadas ao Brasil por meio de qualquer tipo de transporte.

Melhor mesmo seria sabermos que o risco é zero!

O paciente com suspeita da doença veio da Guiné, onde lá também tem sua origem, sendo um dos países mais afetados pelo Vírus. Fez escala no Marrocos e, em 19/09,  desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

Ontem 09/10, disse ter tido febre alta, dor de garganta e tosse. Foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento - UPA, de Cascavel/Paraná. Embora  já não apresentasse quadro febril,  ficou no isolamento na UPA, até ser transferido, na madrugada de sexta-feira, dia 10/10,  para o Instituto de Infectologia Evandro Chagas - Fiocruz, no Rio de Janeiro, em um avião da Força Aérea Brasileira - FAB.

Soleymane Bah, 47 anos, antes de desembarcar no Brasil passou 21 dias viajando, daí as autoridades sanitárias decidiram pelo isolamento, em razão desse histórico e relato de febre.

Pelas informações prestadas durante a entrevista, Chioro confirmou a coleta de sangue realizada aproximadamente  às 8h30 desta sexta-feira. Em 24 (vinte e quatro) horas sairá o resultado do exame. 

Meu desejo é que Bah tenha tido, apenas,  uma ameaça de resfriado, e que logo fique bom.

Até lá ficaremos na expectativa e com dúvidas que nos atormentam. O Brasil, realmente, está capacitado - em todos os sentidos - para enfrentar a doença? Com uma área geográfica extensa, mecanismos de fiscalização nas fronteiras são eficazes? O controle das agências sanitárias, mesmo para doenças menos graves, tem tido 100% de êxito?

"O Brasil é um País de Todos"! E assim deve ser. Todos os povos são bem recebidos nessa imensidão de terra. Senão, vejamos a entrada, nesses últimos anos, dos sofridos haitianos. Só o Amazonas recebeu centenas deles. 

Será que os outros países também estão  alertas, porque nem se discute que a eficácia no combate/proliferação da doença é fazer o controle na saída  desses locais de risco.

Os dados da doença são alarmantes. Ouvi e fiquei sobressaltada, com as últimas atualizações: já foram mais de 4 mil mortos e mais de 8 mil estão contaminados.

A  preocupação é mundial. A Organização das Nações Unidas realizou uma reunião especial e o Coordenador da ONU diz que a crise é "multidimensional", e certamente com reflexos generalizados em vários setores.

Não há o que se ocultar. A epidemia está avançando mais rápido do que o controle, e só nos resta pensar positivamente, porque as consequências seriam catastróficas.

A  minha preocupação, em particular,  nesse momento de campanha política, é se o nosso Governo irá falar abertamente sobre o caso, ou irá abafar,  camuflar, como os problemas de mensalão, desvio de dinheiro da Petrobras, para que não "manche"  a candidatura. 

Hoje, pela manhã, soube de fonte fidedigna, que se a doença chegar por estas bandas, os órgãos responsáveis não teriam mecanismos adequados e necessários (roupas de proteção aos agentes, aparelhagem  etc),  para colocar em prática o protocolo de procedimentos,  no caso de alguma  pessoa suspeita de estar com a doença.

link da entrevista, na íntegra
 https://www.youtube.com/watch?v=dDzr0EfwIvE&list=UU12zKGLhMhDeDidoctM6BrA


Mamãe Coruja

5 comentários:

  1. Ufa! Segundo o noticiário, o primeiro teste de suspeita de ebola dá NEGATIVO. Novo teste será feito amanhã.
    Esperemos por mais notícias boas.
    :-)

    ResponderExcluir
  2. O mesmo em Portugal. Mas o próximo caso... e o seguinte... e...?

    ResponderExcluir
  3. Passa a ser uma apreensão constante, considerando a vulnerabilidade.

    ResponderExcluir
  4. ... E mais um caso nos EUA.
    A coisa desanda...

    ResponderExcluir