domingo, 24 de maio de 2015

Um dia comum

Olás...

Rio Negro - Manaus - Amazonas - Brasil
(maio/2015)

Se pegarmos palavras, frases ou até mesmo textos do que já foi dito por alguém, qualquer pessoa, até mesmo daquelas no anonimato, poderemos compor os mais belos poemas. Acontece que não seria plágio. Não seria cópia, tampouco alguém estaria roubando as ideias de outrem.

Por vezes, ao ler sobre algum artigo, percebo, nas entrelinhas, que eu penso da mesma maneira. O que teria sido expressado por alguém desconhecido, também já foi "dito" e expressado por mim. Porém, creio que há uma explicação para isso. Pessoas têm almas gêmeas. E não precisam, necessariamente, serem gêmeas, geneticamente. É muito mais intrigante. É saber-se igual sem ser igual em nada!

Por exemplo, esta imagem, que fotografei. É a mesma imagem que, ainda criança, desenhava nas minhas aulas de Arte. Imaginava-a exatamente assim, sem nunca ter visto um cenário desses, àquela época.

E a imagem lembra-me Heráclito, o filósofo, ao dizer, com precisão: “um homem não pode se banhar duas vezes no mesmo rio”. A mutabilidade das coisas. Diz-se, ainda, que até o rio não será o mesmo, após o homem nele banhar-se. Grandiosidade de gênio!

Sigo exatamente esse raciocínio. Imagine, em qualquer parte do mundo, algo deslumbrante, arquitetado pela Natureza... e verifique o estado... após o homem tê-lo "tocado".

“Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará", na canção Como uma Onda, de Lulu Santos, reflete o mesmo pensamento de Heráclito. E me remete à infância, daqueles desenhos... que ficaram para trás. "Tudo o que se vê não é igual ao que a gente viu a um segundo”. O tempo a tudo transforma. E nem importa a fração de segundo... desse tempo.

Fiz um misturado de reflexões, propositalmente, para concluir que - talvez - o pensamento do filósofo alemão Niestzsche (século XIX, entre outras brilhantes teorias), em Eterno Retorno, tenha um tanto de razão. Afinal, comparando o desenho da minha infância à imagem acima, minha vida tem sido formada por ciclos repetitivos?

Concluo, apenas, para reafirmar que foi um Eterno e Maravilhoso Retorno.


Mamãe Coruja

8 comentários:

  1. Li e gostei. Não sei se tenho alma gêmea...quem a tiver não será muito afortunado! Ou será quam questão de vice.versa?E aí...

    ResponderExcluir
  2. Será uma influência da minha alma gêmea?Perginto em relação ao título...comum e se comer dois!!
    Desculpa Mamãe, não tenho emenda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dom...se tu não tem emendas, eu sequer tenho sonetos.
      Por mim podes comer quantos quiseres.
      rsss
      (e nem vou pedir desculpas!)
      rssssss

      Excluir
    2. O Rafaelito até ficou com uma alma nova, com a nossa actuação de sábado nas escadas de Santiago. Com uma? Não! Conduas!

      Excluir
    3. Eu vi as performances!
      Não há nada que remoce um homem.... do que mulheres!
      hahahahaha

      Excluir