sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Museu do Seringal

 





 Olás...













Museu do Seringal (Vila Paraíso/Amazonas/Brasil) atrai visitantes desejosos em conhecer de perto o modo de ser e viver do homem do seringal. Inaugurado há quase 15 anos, o Museu mostra a era do ouro do Ciclo da Borracha e oferece uma ampla visão da situação dos seringais àquela época.

Resultado do polo de cinema do Amazonas, foi originalmente criado para servir de set de filmagens do seriado “A Selva”, filme de longa metragem luso-hispano-brasileiro, dirigido por Leonel Vieira, em 2002. É uma adaptação do romance A Selva, do escritor português Ferreira de Castro, que retrata suas experiências durante a sua permanência no Brasil.

Ferreira de Castro emigrou para o Brasil aos 12 anos,  onde viria a publicar o seu primeiro romance Criminoso por ambição, em 1916. Viveu por quatro anos no seringal Paraíso, em plena selva amazônica, junto à margem do rio Madeira.

Museu do Seringal retoma um passado histórico caracterizando a economia e a sociedade amazonense no início do século XX. É um museu diferente, a começar pelo jeito de chegar até ele. Não existem ruas nem estradas por perto. Apenas água e floresta cercam a construção de madeira nas margens do rio Negro, há meia hora de barco de Manaus. 

Além de um passeio de barco para ver de perto o encontro das águas, alimentar os botos e visitar os jardins de vitórias-régias,  algumas lanchas  que fazem a rota das comunidades também passam pelo Museu do Seringal. 


Mamãe Coruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário